Janaúba: árvore que cura, mas que foi ferida


Por Célio Barcellos

Na manhã de quinta-feira, (5/10/17), a cidade de Janaúba no Norte de Minas Gerais, sofreu um atentado contra a sua população. As vítimas em sua totalidade eram crianças de 4 anos de idade, estudantes na Creche Gente Inocente. Ao todo, são 9 crianças mortas, uma professora (a heroína Heley Batista, que deu a vida salvando e impedindo o assassino de vitimar mais crianças) e o algoz do ataque, Damião Soares dos Santos.
Para nós brasileiros que nos chocamos com séries de atentados do outro lado do mundo, ficamos estarrecidos com tamanha brutalidade e insanidade tão próximas de nós. Para as cerca de 70 mil pessoas residentes no Município de Janaúba, desde quinta-feira, tanto o universo mental bem como a vida cotidiana viraram de cabeça para baixo em função desse atentado.
Justamente na semana da criança, aquelas 9 inocentes vidas, não poderão desfrutar de todo universo preparado com muito carinho para cada uma delas. Cada sonho, cada plano, cada brincadeira se foram, em função de uma mente insana que foi incapaz de prevê o tamanho da dor que cada ente sentiria após  o ferimento. 
Quando eu era criança, na minha pequena Itaúnas, localizada não no Norte de Minas, mas no Norte do Espírito Santo, ouvi muitas vezes meus avós e minha mãe falarem de Janaúba. Não precisamente da cidade, mas de uma árvore que extraída a casca e após cuidadoso preparo, era feito um chá para a cura de enfermidades.
Imagino que essa cidade tenha esse nome em função dessa árvore que há tempos, produz remédio muito bem utilizado pelos antigos. No entanto, a Janaúba mineira foi ferida e neste momento precisa de bálsamo para a cura. É claro que uma enorme cicatriz ficará em seu tronco para sempre, pois usurparam as flores que a embelezavam e davam vida.
Atualmente, tem-se atribuído à árvore da janaúba, uma grande possibilidade em produzir remédios para a cura do câncer. Porém, o que a Janaúba mineira e demais cidades brasileiras anseiam, são a cura das mentes insanas e cancerígenas  espalhadas por seus territórios. 
Esse incidente em Janaúba deve mostrar para o Brasil que criança é Gente Inocente e que em hipótese alguma deve ser tratada como adulta. Ela precisa de proteção da família e do estado. Se esses dois responsáveis conseguirem fazer com que ela se auto conheça, será muito melhor e mais seguro, pois se uma mente insana, totalmente vestida é capaz de tamanha barbaridade, imagina se estiver nua!?
        #ForçaJanaúba
  
 

Comentários

Mais Vistas